Translate this Page

Rating: 2.8/5 (5456 votos)


Partilhe este Site...

 



  
Ajude a manter este Site

Doe qualquer quantia

Obrigado

 Faça Abaixo Sua Doação Clicando em Doar  

                                         

 

   

 



 

 

 MÚSICAS RECORDAÇÕES

 

 

 

 

 

 



TOTAL DE VISITANTES A ESTE SITE 

GRAVIDADE DO SOL E PLANETAS
GRAVIDADE DO SOL E PLANETAS

 

 

 

A gravidade - É uma das quatro forças fundamentais da natureza (junto com a força forte, eletromagnetismo e força fraca) em que objetos com massa exercem atração uns sobre os outros.Classicamente, é descrita pela lei de Newton da gravitação universal. Foi entendida primeiramente de modo matemático pelo físico inglês Isaac Newton e desenvolvida e estudada ao longo dos anos.

Gravidade é o fenômeno de atração que comanda a movimentação dos objetos. Na Terra, a gravidade é a propriedade que faz com que os corpos se dirijam para o centro da terra.

 

A gravidade atua sobre a massa de um objeto e quanto maior for a massa desse objeto, maior é a sua força gravitacional. Como a massa da Terra é superior à de uma pessoa, a pessoa é "atraída" para o seu centro, o que explica a razão dos objetos caírem. Cada objeto possui um centro de gravidade, ou seja, o ponto onde é exercida a força da gravidade.

 

A Terra também exerce atração sobre a Lua e por isso ela orbita à sua volta. Como o Sol tem uma massa muito superior em comparação com a Terra, esta é atraída pelo Sol, orbitando ao seu redor.

 

O primeiro a identificar o fenômeno da gravidade foi Isaac Newton, que publicou um trabalho sobre a gravitação em 1687. Mais tarde, em 1915, Albert Einstein abordou o tópico da gravidade na Teoria da Relatividade. Para Einstein, o espaço e o tempo são como dois fios entrelaçados que formam o "tecido" espaço-tempo. De acordo com o renomado físico, a gravidade não é vista como uma força, mas como uma distorção da quarta dimensão conhecida como "espaço-tempo".

 

Aceleração da gravidade - A aceleração da gravidade (ou aceleração gravitacional) consiste na intensidade que o campo gravitacional exerce sobre os objetos.

 

O peso de um corpo - É obtido multiplicando a massa pela aceleração da gravidade. O valor da aceleração da gravidade na Terra é padronizado, sendo 9,80 m/s².

 

Gravidade dos planetas e do Sol

 

Sol - 274,13 m/s²

 

Mercúrio - 3,7 m/s²

 

Vênus - 8,87 m/s²

 

Terra - 9,80 m/s²

 

Marte - 3,711 m/s²

 

Júpiter - 24,79 m/s²

 

Saturno - 10,44 m/s²

 

Netuno - 11,15 m/s²

 

Gravidade zero

 

Gravidade zero - É um estado físico que se verifica na ausência da força de gravidade terrestre. A gravidade costuma ocorrer em aeronaves e naves espaciais. A sensação de ausência de gravidade é sentida por alguém quando está em queda livre.

 

A exposição prolongada à gravidade zero pode ter efeitos negativos no ser humano, como por exemplo: desorientação, vômitos, alterações no sistema circulatório, etc.

 

 

topo